Qualidade de vida no Trabalho

 em coworking, coworkingsp, empreendedorismo, empresas, qualidade de vida

O que é e como conquistar a sua no ambiente profissional

Passamos boa parte dos nossos dias, aliás, de nossas vidas no trabalho. No Brasil, a maioria dos profissionais trabalham pelo menos oito horas por dia. Isso quer dizer, que muitas vezes ficamos mais tempo em nossos locais de trabalho do que em nossa própria casa. Já parou para pensar nisso?

Tendo em vista esses dados, como é o clima do seu local de trabalho? Você se sente feliz trabalhando lá? Há sinergia com a sua equipe?

Para elucidar essa questão, vamos falar um pouco sobre o conceito Qualidade De Vida no Trabalho. De uma forma simples, QVT é o nível de satisfação que um profissional tem com a função que exerce dentro do ambiente da empresa, a sinergia com seus colegas de trabalho e os objetivos profissionais definidos a longo prazo. É claro que o conceito vai além e depende das relações pessoais, familiares e propósitos de cada indivíduo.

O termo QVT surgiu na década de 60, quando a economia passava pela transição da era industrial para a era digital. Mas foi nos anos 70 que ele ficou conhecido por meio do Professor da Universidade da Califórnia Louis Davis, que utilizou o termo para designar saúde, bem-estar e desempenho de trabalhadores. Ele que chamou a atenção para o fato de que as empresas estavam impactando negativamente os colaboradores gerando desmotivação, estresse, doenças e acidentes.

Desde então, o conceito têm sido tratado com mais importância pelas empresas e têm sido alvo de muitas pesquisas na área. No Brasil por exemplo há até um estudo realizado pelo Índice Sodexo. Em pesquisa recente apontou que a QVT dos brasileiros é de 6,5 pontos numa escala de 0 a 10, e que, 9% dos colaboradores estão insatisfeitos com o emprego atual.

Muitas empresas estão adotando programas e ferramentas internas para que possam motivar e influenciar de forma positiva o ambiente organizacional. Isso vai desde ambientes mais arrojados e criativos até ações e programas interpessoais dentro e fora da empresa.

O colaborador também tem seu papel importante. Deve e pode contribuir com atitudes para que haja mais qualidade de vida no trabalho. Abaixo listamos algumas dicas que poderão te auxiliar nessa busca, caso você ache que o clima não anda muito legal.

1.Trabalhe com o que você gosta
Sabemos que nem todo mundo consegue ter o trabalho dos sonhos. Mas fazer o que gosta é um dos fatores principais para se sentir mais feliz no trabalho. Analise suas funções, veja se está satisfeito com as suas atribuições, repense se necessário, mude se preciso.

2.Relacionamento interpessoais e trabalho em equipe
Esteja aberto para o diálogo sempre que possível com a sua equipe e gestores. Converse com outras áreas para ter novas opiniões e insights. Respeite seus colegas. Não se isole.

3. Evite Fofocas
Ter uma relação saudável e respeitosa com os colegas, parceiros, clientes e líderes traz harmonia e motivação para o trabalho. Para garantir isso, evite participar de fofocas e estimular um ambiente negativo.

4. Mantenha o foco
Sempre que você assumir uma responsabilidade, trabalhe para finalizar a atividade dentro do prazo combinado. Assim, você evita o acúmulo de tarefas, o estresse com pendências e a desaprovação de seus colegas, clientes e gestores.

5. Separe o trabalho da vida pessoal
Se você é empreendedor, essa dica pode parecer impossível, mas é essencial saber separar sua vida profissional da pessoal. Reserve um tempo para fazer aquilo que você gosta como visitar familiares, sair com os amigos e viajar, por exemplo. Estas são algumas maneiras de retomar o fôlego e cuidar de sua saúde.

Para concluir, é importante ressaltar que a qualidade de vida é um verdadeiro equilíbrio. O equilíbrio entre a vida profissional, vida pessoal, saúde física, emocional e o bem-estar individual e coletivo. Busque a sua, mesmo que seja aos pouquinhos.

Nosso espaço de coworking oferece um clima harmônico, arrojado, agregador e criativo para facilitar as relações interpessoais e aprimorar a qualidade de vida das equipes. Além disso, fica localizado ao lado do metrô Paraíso e das principais vias, o que garante mais facilidade, dinamismo e menos estresse no percurso de ida e volta ao trabalho.

Agende uma visita.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário